Prêmio de Comunicação
Fundação José Luiz Egydio Setúbal - 2023
O Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal é focado na saúde da criança e do adolescente, para promover, junto aos meios de comunicação e mídias sociais, esse tema de tanta relevância para nossa sociedade. Com este Prêmio pretende-se ampliar a percepção sobre a saúde da criança e do adolescente entre jornalistas, produtores de conteúdo, comunicadores, agentes e gestores públicos, profissionais da sociedade civil, estudantes e professores universitários, bem como expandir e qualificar o debate sobre a prevenção e a mitigação de problemas de forma individual e coletiva.
A FJLES acredita no poder da informação para que a sociedade, em especial pais, cuidadores e tomadores de decisão, consigam garantir o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes. Entendendo que a população deve estar consciente da importância da procedência das informações às quais tem acesso, valorizando o caráter científico e a democratização da divulgação de conteúdos relevantes.
O Eu Me Protejo venceu a categoria de Campanhas Digitais na terceira edição da premiação.
Homenagem, Senado Federal - 2023
Em 18 de Maio de 2023 o Eu Me Protejo recebeu uma homenagem pelo trabalho na luta pela prevenção e no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Prêmio de Acessibilidade, Pátria Voluntária - 2022
Com o projeto de educação inclusiva para prevenção da violência na infância, o Eu Me Protejo venceu o Prêmio de Acessibilidade - Pátria Voluntária - 2022, na categoria Educação, Cultura e Arte, representando a Região Centro-Oeste do Brasil.
Instituído em 9 de julho de 2019 por meio do Decreto nº 9.906, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. O objetivo é fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, entre o governo, as organizações da sociedade civil e o setor privado, além de incentivar o engajamento social.
Mulheres Inspiradoras, Portal Catarinas - 2022
O Portal Catarinas destacou Patricia Almeida, cofundadora do Eu Me Protejo, entre as 150 mulheres inspiradoras do ano de 2022. Patricia foi entrevistada pelo portal para a matéria Abuso sexual infantil: a prevenção só é efetiva quando a violência não acontece.
"Preocupada com a constante violação dos direitos das crianças e o risco de violências, a jornalista Patricia Almeida fez para a filha, uma menina com síndrome de down, um livro com linguagem simples e imagens autoexplicativas. O livro fez sucesso entre educadores e deu origem ao projeto “Eu me protejo”, que atualmente conta com mais de 50 pessoas engajadas e ensina crianças a se protegerem contra o abuso sexual através de vídeos animados, cartilha ilustrada e jogos. Contamos essa história no Catarinas."
Prêmio Neide Castanha, 2020
O projeto "Eu Me Protejo" recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento.
Lançado em março de 2020, Eu Me Protejo é um projeto inclusivo, independente, voluntário e gratuito de educação para prevenção contra a violência sexual infantil.
Foi desenvolvido colaborativamente por mais de 50 profissionais, coordenados pela jornalista Patricia Almeida e a psicóloga Neusa Maria: Adrianna Reis, Alex Duarte, Ana Carolina, Ana Claudia Brandão, Ana Laura Pacheco, Ana Tavares, Anna Paula Feminella, Andrea Barbi, Bárbara Barbosa, Bia Fioretti, Carloa Mauch, Caroline Arcari, Cristiane Zamari, Dayane Fernanda Rodrigues, Daniela Karmelli, Débora Mascarenhas, Deidmaia Lima, Fábio Façanha, Fausta Cristina, Fernanda Borges, Fernanda Santana, Fernanda Sodelli, Flavia Pereira, Flavia Cortinovis, Gabriela Laborda, Giordana Garcia, Gisele Costa, Gislane Campos Azevedo, Gloria Salles, Juliana Righini, Karina Figueiredo, Keise Nóbrega, Kiki Faria, Leandro Ziotto, Lia Carolina Rossi, Lilian Galvão, Lisane Marques Lima, Lívia Borges, Madalena Nobre, Maria Paula Teperino, Mariana Reade, Marília Lobão, Marilza Arcanjo, Marlene Dias Carvalho, Melina Sales, Moema Brasil, Nancy Pereira da Costa, Patricia Monteiro Lima Chagas, Paula Ayub, Reinaldo Seriacopi, Rita Louzeiro, Rosana Queiroz e Sergio Meresman.
Ilustrações – Rafael Domingos https://www.behance.net/rafdomingos
Designer – Cecilia Quental @c.quental (site e identidade visual)
Diagramação – Douglas Silva dhenriquedesign@outlook.com