Eu Me Protejo surgiu da união de vários profissionais de diversas áreas, educação, comunicação, psicologia, direito, medicina, ativistas dos direitos humanos e das crianças. Todo conteúdo foi validado e testado com crianças. O objetivo principal foi elaborar um material acessível e gratuito para ajudar na prevanção à violência contra crianças.
​
O Protejo é totalmente independente, voluntário, sem patrocínio, fruto do tempo e boa vontade de pessoas que sabem o quanto é urgente o enfrentamento à violência na infância no Brasil, e que se dispuseram a trabalhar por isso.
Temos feito o melhor dentro da nossas possibilidades e conseguimos produzir um material inédito e importantíssimo para o combate à violência na infância, no meio da pandemia.
Quem quiser colaborar para melhorar a acessibilidade, imprimir cartilhas, ou promover o projeto para que ele chegue ao maior número de pessoas possível é muito bem-vindo. Faça contato pelo email eumeprotejobrasil@gmail.com
​
​
​
Neusa Maria
Coautora do Eu Me Protejo - educação para prevenção contra a violência na infância, é escritora, poeta, ativista dos direitos humanos, palestrante, professora de princípios éticos e cidadania, psicóloga especialista em saúde mental. Fundadora do projeto Renascer contra a violência doméstica e pelos direitos humanos em Samambaia-DF e membro do Projeto Valorizando a Vida da Associação Maria de Nazaré em Samambaia-DF. Membro-consultor da Comissão de Igualdade Racial da OAB-DF. Ativista social, inscrita e habilitada no Siscult - Sistema de Gestão Cultural da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Criadora dos projetos historinhas Mágicas Infantis, que deram origem a 16 livros infantis, Encontro com o autor de incentivo à leitura, cultura e etnia nas escolas públicas do Distrito Federal, e Arte Como Instrumento de Crítica e Empoderamento Social, que desde 2000 faz um trabalho contra o analfabetismo funcional em escolas das cidades satélites do DF. Livros publicados: A Princesinha Negra, o Cordel Diário de Bordo do Projeto Mulheres Inspiradoras, Mundo de Yoshiro, Carolina e a Poesia “Onde Começa a Violência” - 2ª Coletânea GAEB do Livro Contos e Poesias do Grupo Associado de Escritores Brasileiros.
​
Patricia Almeida
Coautora do Eu Me Protejo - educação para prevenção contra a violência na infância, é carioca e mãe de três mulheres. Funcionária pública federal aposentada, jornalista, especialista em Linguagem Simples (Universidad Autónoma de Barcelona, Fundación Visibilia - Argentina e Plena Inclusión - Espanha) e mestre em Estudos sobre Deficiência (CUNY - City University of New York). É diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e membra da Frente Nacional das Mulheres com Deficiência. Ex-assessora da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – CORDE, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Trabalhou como editora nas TVs Educativa e Manchete e como produtora na BBC Brasil. Coautora do projeto Canta e Lê - vídeos infantis para aprender a falar e ler. Criadora da agência de notícias Inclusive – Inclusão e Cidadania (Prêmios Educação em Direitos Humanos e Orgulho Autista), GADIM – Global Alliance for Disability in Media and Entertainment, GADIM Brasil, Odimídia – Observatório da Diversidade na Mídia. Cofundadora do Movimento Down, Movimento Zika e Adoções Necessárias. Ex-membro do Conselho da Down Syndrome International. Membro do Juri do prêmio Internacional Diversify TV Mipcom (Cannes). Colaboradora do Instituto MetaSocial, da campanha Ser Diferente é Normal. Vice-cônsul, responsável por Assistência a Brasileiros e assuntos comunitários nos consulados do Brasil em Nova York e Genebra. Criadora dos programas Brasileirinhos em Nova York e Brasileirinhos em Genebra. Conselheira da Brasil em Mente - PlurAll. Medalha da Ordem do Rio Branco – Grau Cavaleiro – Ministério das Relações Exteriores.
​
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2673744060100600
Portfolio: https://cunyonline.digication.com/patricia-almeida/Welcome
​
Autoras
Colaboradores
Equipe de desenvolvimento do material
​
O projeto foi construído em Grupo de WhatsApp pela seguinte equipe interdisciplinar de diversos estados do Brasil e do exterior:
-
Adrianna Reis – psicóloga, especialista em bioética, saúde mental e autismo, tem uma filha com autismo.
-
Alex Duarte - cineasta, ativador social, trabalha com empoderamento de adultos com deficiência intelectual.
-
Ana Carolina – psicóloga do Adolescentro.
-
Ana Claudia Brandão – pediatra do Ambulatório de Síndrome de Down do Hospital Albert Einstein, e mãe de um rapaz com síndrome de Down – SP.
-
Ana Laura Pacheco – pesquisadora, doutora em psicologia, pós doutora em psicanálise, especialista em infância, sexuação e feminilidade, psicanalista e mãe de um rapaz com síndrome de Down.
-
Ana Tavares – assistente social, trabalha na assistência a brasileiros do consulado do Brasil em Nova York.
-
Anna Paula Feminella - educadora, ativista na defesa de direitos humanos e trabalhistas, integra a Rede Brasileira de Inclusão, é cadeirante.
-
Andrea Barbi – coordenadora, mediadora e consultora dos programas de empregabilidade do Instituto MetaSocial e mãe de uma moça com síndrome de Down.
-
Bárbara Barbosa – especialista em acessibilidade.
-
Bia Fioretti - publicitária, cineasta, tem doutorado em comunicação e saúde pública e é autora da caderneta da gestante do Ministério da Saúde, com mais de 8 milhões de exemplares.
-
Carla Mauch – coordenadora técnica do Instituto Mais Diferenças.
-
Caroline Arcari – pedagoga, escritora, mestre em educação sexual, criadora do projeto Pipo e Fifi de prevenção contra a violência infantil.
-
Cristiane Zamari - advogada, secretária da Pessoa com Deficiência do município de Santos – SP, tem um filho com síndrome de Down.
-
Dayane Fernanda Rodrigues, mãe da Maria Vitoria, que é surda e tem deficiência intelectual, enfermeira, Posgraduada em Libras, técnica em enfermagem do Centro Psicossocial Infanto-Juvenil, membro do Conselho Municipal da criança e adolescente.
-
Daniela Karmelli – psicóloga, especialista em desenvolvimento de projetos, especialmente na área da deficiência.
-
Débora Mascarenhas – psicóloga, psicopedagoga, mestre em Diversidade e Inclusão, especialista em linguagem simples.
-
Deidmaia Lima - terapeuta ocupacional, responsável pelo grupo de jovens do Crisdown;
-
Fabi Gadelha - Advogada, profissional de relações governamentais, multiplicadora de direitos humanos;
-
Fábio Façanha – professor de jiu jitsu do Projeto Lutando pela Inclusão, surdo, tem um irmão com síndrome de Down.
-
Fausta Cristina – pedagoga, blogueira sobre autismo (Mundo da Milena), tem uma filha com autismo, mora em Londres.
-
Fernanda Borges - psicanalista, mãe de uma adolescente com síndrome de Down.
-
Fernanda Santana – presidente da Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo e autista.
-
Fernanda Sodelli – psicóloga, mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, desenvolve projetos na área de deficiência, direitos sexuais e reprodutivos, prevenção HIV/IST/AIDS e sexualidade.
-
Flavia Pereira - professora de Letras Língua Portuguesa, Secretaria de Educação DF, escotista, Coordenadora Especial de diversidade e inclusão dos Escoteiros do Brasil DF, mãe de uma menina com deficiência física e comprometimentos congnitivos.
-
Flavia Cortinovis – administradora, do Consolidar Diversidade, profissional especializada em emprego apoiado das pessoas com deficiência, tem um filho com síndrome de Down.
-
Gabriela Laborda – criadora do Chat21 de acolhimento a famílias com filhos com síndrome de Down
-
Giordana Garcia - policial civil há 20 anos, palestrante, formação em Letras, Pós Graduada em Segurança Pública e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Projeto Anjos Parceiros da PMDF para prevenção e enfrentamento da violência sexual em crianças e adolescentes, mediadora de conflitos familiares, mãe de um menino com síndrome de Down.
-
Gisele Costa - advogada, membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Defciência, tem uma filha com paralisia cerebral.
-
Gislane Campos Azevedo – mestre em História Social, autora de livros didáticos, tem um filho com deficiência intelectual.
-
Giulia de Jesus - estudante de Estudos Culturais e de Mídias, e estudante de minor em Desafios Globais
-
Gloria Salles - diretora da Associação Carpe Diem, com diversas ações pelo empoderamento de pessoas com deficiência intelectual, tem uma filha com síndrome de Down.
-
Juliana Righini – assistente social, consultora, mediadora de grupo de autodefensores, jovens com deficiência intelectual e famílias, diretora da ANEA Associação Nacional de Emprego Apoiado.
-
Karina Figueiredo – assistente social, mestre em política social, coordenadora do CECRIA - Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes e secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
-
Keise Nóbrega – terapeuta Ocupacional, doutoranda e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, com pesquisa sobre educação sexual para pessoas com deficiência intelectual.
-
Kiki Faria – professora de Educação Física especialista em síndrome de Down e em esportes e atividades físicas para pessoas com deficiência, fundadora do Ampliar Movimento e da BIAA - Biblioteca Itinerante dos Amigos da Angel.
-
Leandro Ziotto – criador da 4Daddy, ONG de participação paterna na vida dos filhos, integrante dos Grupos de Trabalho "Criança e Adolescente" da Rede Nossa SP, e "Homens pela Primeira Infância" da Rede Nacional Primeira Infância.
-
Lia Carolina Rossi - jornalista, roteirista e produtora de conteúdo audiovisual para educação.
-
Lilian Galvão - psicóloga, Educadora, Especialista em Estudos sobre violência contra crianças e adolescentes, consultora de organismos internacionais.
-
Lisane Marques Lima – consultora em gestão e desenvolvimento de políticas públicas, assistente social, atuante em assuntos de infância e deficiência.
-
Lívia Borges – advogada, psicóloga, participou do projeto Anjos Parceidos, da PM do DF, para prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, mãe de uma menina com síndrome de Down.
-
Lud Lúdica - musicista, educadora física, arteeducadora e multiplicadora de direitos humanos;
-
Madalena Nobre – professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação do DF, primeira presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, ex-membro de diversos conselhos federais de direitos, tem um filho adulto com síndrome de Down e autismo.
-
Maria Paula Teperino – psicóloga, psicanalista cadeirante, com trabalho voltado para o atendimento especializado em pais com filhos com deficiência.
-
Mariana Reade – autora, roteirista, mãe de uma menina com síndrome de Down.
-
Marília Lobão – psicóloga, ex-funcionária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
-
Marilza Arcanjo - psicóloga, pedagoga e sexóloga.
-
Marlene Dias Carvalho – procuradora federal aposentada, membro da Associação Reviver Down, mãe de uma moça com síndrome de Down.
-
Melina Sales – jornalista, criadora da CaminhaDown DF, mãe de uma menina com síndrome de Down.
-
Moema Brasil – doutora em ciências do comportamento e mestre em psicologia, vice-presidente do Instituto Ápice Down e psicóloga do Crisdown.
-
Nancy Pereira da Costa – psicóloga clínica, com especialização em deficiência.
-
Patricia Monteiro Lima Chagas – psicopedagoga, mestre em diversidade e Inclusão, terapeuta e pesquisadora, trabalha com jovens e adultos com deficiência intelectual na FAETEC.
-
Paula Ayub – psicóloga, diretora do Centro de Convivência Movimento, local para acompanhamento de pessoas no espectro autista, especializada em terapia familiar e autismo.
-
Paulo Gomes - Orientador Social e graduando de Psicologia, realiza trabalho socio-educativo com crianças e adolescentes.
-
Reinaldo Seriacopi – autor de livros didáticos, tem um filho com deficiência intelectual.
-
Rita Cândido - mãe, professora da Educação Básica e Ensino Superior. Pesquisadora na área da Prevenção da Violência Sexual Infantil. Contadora de histórias e Criadora de Conteúdos no Canal Tantos Contos. Autora dos livros: "As aventuras de Metálica" e "A menina das cores".
-
Rita Louzeiro – pedagoga, mulher com autismo e assistente pessoal de autista severo.
-
Rosana Queiroz - educadora, mãe de uma mulher com síndrome de Down.
-
Sergio Meresman – psicanalista uruguaio, mestre em saúde comunitária, especialista em desenvolvimento inclusivo, com décadas de experiência em trabalhos com jovens com deficiência e consultor de governos e agências internacionais. Autor de “Es parte de la vida”, guia sobre educação sexual publicada pelo UNICEF.
-
Thaís Garofa Arouche da Silva - Pedagoga com habilitação em Supervisão Escolar, Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Escolar, Psicopedagogia, Orientação Educacional e Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural. Experiência em escola privada de Educação Infantil, cursos de graduação com turmas de licenciatura e em Instituição Parceira com a SEDF como coordenadora e diretora e atual colaboradora pedagógica voluntária no CEI Pró-Vida (Recanto das Emas – DF). Pesquisadora das infâncias.
​
Ilustrações – Rafael Domingos https://www.behance.net/rafdomingos
​
Designer – Cecilia Quental @c.quental (site e identidade visual)
​
Diagramação – Douglas Silva dhenriquedesign@outlook.com
​